terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Chappie -Neil Blomkamp

Die Antwoord - dia 12 de Março em São Paulo, no festival de Música Lollapalooza Ingressos Aqui- Rap, experimental, agressivo, lúdico.
Ninja e Yolandi Vi$$er equilibram sua música com um astral gangster e agressivo, ao mesmo tempo íntimo e lúdico.


Chappie é a fantasia de Antwoord. A pluraridade cultural e questionamento de tradicionais preconceitos raciais é discutida: posicionando a África do Sul como pólo tecnológico propositalmente ignorando o estigma de Àfrica selvagem.
  Em uma empresa aonde a CEO é norte-americana (Sigourney Weaver) , o projeto mais rentável é um android de programação simples construído por um engenheiro indiano Dean (Dev Patel), que é usado como policial solucionando uma criminalidade absurda no país - antes dos androids eram 300 assassinatos diariamente!
 O soldado Vicent Moore, interpretado pelo australiano Hugh Jackman projetou um robô ainda maior que o android do jovem indiano, mais letal e robusto. Uma projeção de si mesmo, porém para a polícia sul-africana, é um desperdício. Voar e atirar misseis em múltiplas direções não condiz com as necessidades reais e rotineiras.

 A dupla Antwoord interpreta um casal membro de uma gangue pequena e ambiciosa (como a própria banda em si), que conta também com Amérika- um mexicano. Juntos eles vivem em uma fábrica abandonada com elementos artísticos que refletem suas personalidades artísticas, agressivas, lúdicas e intimidades.
Questões de Moralidade no filme.
O filme sugere que a moralidade e a consciência são dados, energia, e nos humanos é mais primitiva que nos robôs. Logo no início são os robôs que controlam a sociedade, seguindo uma programação humana.
 Ao Dean criar um robô com consciência, ele espera encontrar valores mais puros de moralidade do que os corrompidos da raça humana.
 Dean consegue fazer a programação, mas para colocar seu plano em ação ele comete um crime: roubando a configuração de segurança, um robô com pouca bateria e partes de robôs da empresa que trabalha.
Mesmo depois de cometer esse crime, Dean ainda é um ingênuo garoto inteligente. Ele acaba sequestrado pela gangue dos Antwoord, sendo obrigado a deixar sua criação nas mãos deles.
 Chapie nasce dentro da gangue, com armas apontadas para ele. Assustado ele vai compreendendo como se comunicar. Yo Landi que é uma gangster ambiciosa se derrete em instinto maternal sobre ele, deixando seu namorado Ninja enciumado. Ele faz de tudo para deixar o inocente e doce robô uma personalidade "difícil de amar" com sua própria, o expondo a situações de risco. Ninja é leal a Yo Landi, e mesmo sendo agressivo e assustador ela é a única coisa que para ele importa. Ela se sente segura por estar com um selvagem que a ela deve lealdade, em um mundo tão perigoso.
 Chapie não entende a moralidade dos seres humanos e os considera mentirosos desleais. A ambição de Ninja torna Chapie apenas uma ferramenta para conseguir seus propósitos.
 Todos os personagens se corrompem em alguma parte da história, mas o mais justificável é Chapie, que foi enganado.

 Yo Landi e Dean representam humanos mais estáveis e seguros, mas a ingenuidade de Chapie não os enxerga assim.
A mortalidade é um tema nesse filme. Chapie está com pouca bateria e culpa seu criador Dean por construí-lo assim, destinado a morrer. Chapie aceita abrir mão de sua moralidade, participando dos planos de Ninja para conseguir um novo corpo e não morrer.

 Vincent Moore constantemente humilhado acredita que a sua imortalidade está em sua criação, o robô Alce. Enciumado, ele desativa todos os androids patrulheiros, permitindo a selvageria humana destruir a cidade. Ele consegue permissão para ativar sua criação, mas ignora o caus na cidade e parte para seu rival Chapie.
 Alce não é um guerreiro tão forte como esperado por seu criador, talvez todos aqueles cortes de investimento tornaram ele vulnerável a ataques externos.
Mas sua derrota exigiu o sacrifício da gangue. O mexicano é imediatamente descartado e Ninja heroicamente se posiciona para morrer por Chapie e Yo Landi.  Mas Yo Landi toma as balas no lugar, morrendo em lugar de Ninja.

Dean que está brutalmente ferido pode morrer também, mas Chapie desenvolveu o reconhecimento da consciência (alma) e transfere Dean para um robô, e funciona! Chapie também precisa de um corpo para sua consciência, e é transferido então para outro robô.
 Voltam para a fábrica abandonada e encontram Ninja lidando agressivamente com o luto de perder sua amada. Ele queima todos os seus pertences.
Fica salvo em uma unidade de mídia a consciência de Yo Landi enquanto Chapie fazia seus experimentos de consciência, e com isso todos conseguem eternizar sua consciência e ultrapassar sua configuração humana para uma superior.


Lady Antwoord Playlist
Chapie Playlist da Trilha Sonora


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários racistas ou ofensivos não serão exibidos.
Todos os textos são de responsabilidade de seus autores. Seres humanos que estão expondo alguma opinião particular que pode ou não representar a de todos. Mas merecem respeito.