domingo, 31 de janeiro de 2016

Peixe Grande e Suas Histórias - Tim Burton

 Gênero: Aventura
Fotografia: ++++
Trilha Sonora: ++
Nota Final: +++
Estrelado por: Ewan McGregor, Albert Finney, Jessica Lange
Uma aventura sensível. 
Ed consegue pescar um peixe famoso na região por nunca ser pescado, no dia do nascimento do seu filho Will. A isca é uma aliança e a mensagem: um peixe grande precisa de uma aliança para ser pescado. (Entenderam homens? quando encontrarem uma mulher que seja muito para vocês, o único jeito de pesca-la é com uma aliança).
 Ed é um homem ambicioso, cativante e social e cheio de criatividade. Sempre tinha uma história inacreditável com lições. Seu filho Will é um homem prático, prestes a ter seu primeiro filho, que se sente distante e magoado por acreditar que cada história é uma maneira do pai esconder seus sentimentos.

Pra quem já viu...

Ed é um pescador, e sua história favorita, traz seus três elementos favoritos: sua esposa e seu filho. Ele não se acomoda com o confortável, e é muito persistente. Essas características fizeram dele um grande garoto. Quando criança uma doença o impediu de sair da cama por 3 anos o que fez ele ler e desenvolver a criatividade. Com uma auto estima forte, ele acredita que isso contribuiu para que ele tivesse uma perspectiva única sobre o restante da sua vida. Ele foi o único que passou por isso, e por isso ele era o mais resistente, forte e veloz de sua cidade.

 Foram tantas conquistas em sua cidade que ele decidiu procurar uma cidade maior. Fez amizade com um peculiar, que por ser muito grande era solitário, incompreendido e ameaçador. Ed consegue ver nele alguém que também procurava um desafio do "seu tamanho". Ele não cria raízes, e continua saindo de sua zona de confronto, mesmo encontrando uma cidade utópica e pitoresca, perfeita.
 Em determinado momento ele encontra Sandra, e coloca toda sua energia para conquista-la. Mesmo apaixonado, ele é chamado para guerra, trabalha como vendedor externo, e tem pouco tempo para ficar com ela. Ed tem sorte dela ser compreensiva e apaixonada por ouvir suas cativantes histórias.

 Ed foi um pai ausente, passando muito tempo fora de casa e voltando com histórias inacreditáveis, que Will amadurece e entende como mentiras para justificar suas ausências.
 Adulto, após anos sem falar com o pai, que está agora morrendo ele o confronta, pedindo "a verdade". Percebe por fim, que a vida de Ed foi inacreditável e sente novamente orgulho do pai, assumindo o papel de contador de histórias.

No final, Ed Bloom se torna sua história favorita, o peixe grande, em uma grande despedida de todos os personagens de suas histórias.

Trilha Sonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários racistas ou ofensivos não serão exibidos.
Todos os textos são de responsabilidade de seus autores. Seres humanos que estão expondo alguma opinião particular que pode ou não representar a de todos. Mas merecem respeito.